Não sou contador, profissional liberal e não tenho empresa. Por que preciso ter um certificado digital?
Existe um certificado digital chamado e-CPF. Muita gente ainda não sabe como usá-lo e imagina que esse recurso seja útil apenas para contadores, profissionais liberais ou empresários. No entanto, ter um e-CPF pode desburocratizar a vida de pessoas físicas, aumentar a segurança de transações bancárias pela internet, possibilitar a assinatura de contratos, e muitas outras coisas.
A tendência é que o certificado digital seja uma ferramenta cada vez mais usada para agilizar muitos processos demorados e complexos. Neste artigo, vamos mostrar o que você pode fazer e quais benefícios do certificado digital para pessoa física. Ao final do texto, você vai constatar como esse tipo de ferramenta é útil para todos.
Imposto de Renda com certificado digital
O leão fica bem mais fácil de domar com o certificado digital. As informações são pré-preenchidas e quem declara precisa apenas retificar algum dado que considere errado. Isso sem baixar programas no computador ou aplicativos.
Também é possível, com o certificado digital, consultar os IRs dos anos anteriores. Declarar o Imposto de Renda com o certificado digital ainda tem alguns recursos que tornam a declaração mais criteriosa. Isso é muito importante, já que significa menos riscos de cair na temida malha fina.
No Centro Virtual de Atendimento, é possível consultar dados, fontes pagadoras ou complementares, além de ver o status da declaração.
Renove a CNH sem sair de casa com certificado digital
Outra possibilidade muito interessante para quem tem o e-CPF é a de poder renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela internet. Ou seja, você economiza tempo e dinheiro, sem contar que fica mais prático e cômodo.
Validade jurídica de documentos e contratos eletrônicos
Pessoas físicas também fazem negócios. E com a globalização, as fronteiras para transações comerciais estão cada vez mais diluídas. Com o certificado digital, você pode selar uma compra ou venda on-line. Esse tipo de assinatura torna o contrato válido perante a Justiça, sem precisar de outros procedimentos, como autenticação de assinatura em cartório.
Documentos importantes e até e-mails também podem se tornar válidos juridicamente. Assim, se houver alguma necessidade de acionar a Justiça, os documentos assinados com o certificado digital são considerados irrefutáveis.
Cadastro de empregado doméstico no eSocial
Para ficar em dia com a legislação, todo empregador deve cadastrar empregados domésticos no eSocial para garantir o pagamento do INSS e FGTS, além de formalizar esses profissionais.
Com o certificado digital, o procedimento é muito mais simples e seguro. Em bem menos tempo, você está de acordo com a lei aprovada em 2013.
Abertura de empresas
Você ainda não tem uma empresa. Porém, nunca sabemos como será o futuro. Com um certificado digital, é possível registrar e encerrar empresas na Junta Comercial.
Vários outros procedimentos podem ser feitos com o uso do certificado digital. Embora ele não seja exigido em muitos casos, há outros meios de ficar em dia com as obrigatoriedades, já que ele facilita muito a cumprir o que as normas determinam. E mesmo quando é totalmente opcional, como a assinatura de contratos, o documento fica bem mais seguro.
Dessa forma, para desburocratizar seu dia a dia, poupar tempo e dinheiro, emita seu e-CPF. Quer saber mais ou já emitir o seu certificado? Basta entrar em contato com uma de nossas unidades!