Carteira de trabalho digital: conheça o documento que substituirá a antiga CTPS

Carteira de trabalho digital: conheça o documento que substituirá a antiga CTPS

A Carteira de Trabalho Digital surgiu como forma de eliminar burocracias na contratação de colaboradores e outros trâmites no mundo do trabalhador. O avanço da tecnologia e a criação de ferramentas que garantem segurança e inviolabilidade de informações proporcionam o desenvolvimento desse tipo de novidade.

Neste artigo, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse recurso, assim como sua funcionalidade, importância, definição e comprovar sua segurança. Continue acompanhando!

O que é Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital é um documento oficial que tem o objetivo de substituir a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) impressa por completo. Assim, ela se torna um documento oficial obrigatório como qualquer outro exigido pelo Estado brasileiro. 

Ela será exigida para toda pessoa que executa algum tipo de atividade profissional e está devidamente registrada em uma empresa. Ou seja, todo funcionário passa a ter esse documento digitalizado. 

O sistema do Governo Federal existe desde 2017, mas foi aprimorado e disponibilizado em 2019, com o propósito de facilitar o acesso à informação do trabalhador no seu dia a dia. 

A partir de então, a CTPS física passou a não ser obrigatória na maioria das contratações, sendo substituída pela digital. 

Por que ter uma?

A carteira de trabalho digital é obrigatória, então não se trata mais de uma escolha, também traz diversos benefícios ao colaborador e empregador. Para as empresas, ela proporciona mais praticidade e rapidez em procedimentos de admissão, rescisão, atualização de dados, comunicações de férias, alterações de salários, cargos e outros.

Dessa forma, todo o processo de contratação passa a ser feito por meio do e-Social, em que não é preciso solicitar a CTPS do trabalhador, tampouco devolvê-la em algumas horas.

Porém, é preciso entender que os prazos e demais obrigações continuam inalterados. Ou seja, a nova forma da carteira de trabalho alterou os procedimentos de anotação, não o tempo para cumprir a obrigatoriedade. 

Enquanto isso, o trabalhador também tem bons motivos para aproveitar da nova tecnologia. No ambiente digital, a CTPS não pode ser perdida, problema comum com o documento físico.

Com a Carteira de Trabalho Digital, esse problema é eliminado. Afinal, ela existe apenas no mundo on-line e, caso você troque de smartphone, basta baixar o app novamente e realizar o cadastro. Alguns outros benefícios são:

  • Facilidade na visualização de informações do PIS/PASEP;
  • Qualificação civil e de contratos por meio da integração de vários bancos de dados do Governo Federal;
  • Integração de dados com outros sistemas, como o Meu INSS, etc.

Faça a sua carteira de trabalho digital com esse passo a passo:

1. Crie uma conta no site do Governo Federal 

O primeiro passo para  conseguir fazer a sua carteira de trabalho digital é ter um cadastro no site do Governo Federal. 

Para isso, basta acessar o site gov.br, abrir a guia sobre carteira de trabalho e clicar no botão  “Iniciar”, que atualmente se apresenta assim: 

Imagem de um botão verde escrito "iniciar"

Em seguida, você verá a tela abaixo:  

Print screev da página de cadastro do Governo Federal

Chegou nessa página? Beleza! Agora, clique no botão “ENTRAR COM GOV.BR” e uma janela se abrirá no seu navegador, como ilustrado abaixo: 

Print screen da página de login do site do Governo Federal

É preciso preencher o número do seu CPF e, em seguida, será solicitado o cadastro de uma senha. Ao se cadastrar preencha as informações requisitadas nesta plataforma. Fique tranquilo! Esse é um site seguro e validado pelo próprio Governo. Se já houver uma conta cadastrada com o número do seu CPF, aparecerá o campo para o preenchimento da senha.

Caso não lembre da senha cadastrada, basta clicar em “esqueci a minha senha” e serão oferecidas diferentes opções para a recuperação da sua conta. 

2. Acesse a CTPS digital pelo site 

Depois de realizado o seu cadastro ou acesso direto à conta, você será direcionado para a “área do trabalhador”, na qual diferentes opções de acesso serão apresentadas. Para abrir a sua CTPS, basta clicar em “Carteira de Trabalho Digital”. 

Imagem com um texto escrito "Carteira de Trabalho Digital"

Pronto! Você já consegue ter acesso aos seus dados pessoais e todo seu histórico de trabalho. 

3. Acesse a carteira digital pelo aplicativo 

Outra opção é acessar sua carteira de trabalho digital pelo aplicativo. Você só precisa baixar o app para Android ou iOS.

A tela para entrar na sua conta será como na imagem abaixo: 

Imagem da página de login do aplicativo da CTPS digital

Clique em “ENTRAR” e siga os passos, como no tópico anterior. As etapas do aplicativo e do navegador são bastante parecidas. 

Imagem com 3 prints screen do aplicativo da CTPS digital

Se não tiver um cadastro, é só clicar em “Crie sua conta” e preencher as informações pedidas pelo app. 

Print screen da imagem de cadastro de senha do aplicativo da CTPS digital

Quando conseguir acessar a sua conta, a seguinte tela aparecerá com informações pessoais e suas últimas contratações: 

Imagem da "área do trabalhador" do aplicativo da CTPS digital

Prontinho! Navegue pelo aplicativo para ter acesso aos seus dados.

Qual a forma mais segura de acessar as minhas informações?

Sem dúvida, a forma mais segura de acessar a plataforma é por meio da certificação digital. O aplicativo valida esse tipo de documento. Após a criação da sua conta no app, é preciso escolher a forma de acesso a suas informações. Dentre as opções, temos:

  • Validação facial por meio do app Meu gov.br;
  • Bancos credenciados;
  • Internet banking;
  • Certificado digital;
  • Número do CPF.

Em seguida, após essa escolha, o sistema solicitará várias confirmações de informações para checar que se trata de uma pessoa real e não um robô. Por exemplo, o mês do seu nascimento, nome da mãe, etc.

Então, como o certificado digital pode ser útil nesse processo?

O uso do certificado digital aparece no momento do cadastramento no sistema Gov.br. Com o uso do certificado digital, é possível acessar sua conta nesse banco de dados instantaneamente. 

Isso acontece porque o certificado digital é um recurso que garante a proteção e a inviolabilidade dos seus dados. Assim, ao utilizar o certificado, você evita desvios ou vazamento de dados, o que ocorre a milhões de pessoas. 

Não é apenas para facilitar o seu acesso à CPTS que o certificado digital te auxilia no dia a dia, podemos destacar algumas vantagens para o usuário, como:

Segurança

É comum ficar receoso com a possibilidade de terem suas informações sigilosas expostas e não autorizadas. Talvez você não saiba, mas essa situação acontece com mais frequência do que parece em um ambiente chamado Dark Web (servidores de rede disponíveis na internet).

Há maneiras e recursos para evitar que isso aconteça. O certificado digital é uma delas, pois ele cria uma blindagem aos dados, o que dificulta a utilização deles sem autorização.

Praticidade

Outro benefício interessante é a praticidade. Os certificados digitais A3, por exemplo, podem ser transportados para onde quiser, já que ficam armazenados em ferramentas de conexão não ligadas ao computador, como o token e smartcard. 

Nesse sentido, basta conectá-lo a um novo computador para ter acesso às informações. Além disso, as empresas só conseguem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte ( e-CAC) e outras plataformas do Governo por meio do certificado digital. 

Cumprimento a exigências legais

O certificado digital também é o instrumento que faz a validação e transmissão de dados de uma empresa para os órgãos de tributação — por esse motivo, atende as demandas de processos que precisam de assinatura virtual. 

Algumas operações obrigatórias que se tornam possíveis com ele são: SPED Fiscal, Contribuições, Escrituração Contábil Digital (ECD) e Escrituração Contábil Fiscal (ECF).

O uso de um certificado digital aliado a essa tecnologia proporciona mais agilidade, praticidade e, principalmente, segurança ao utilizar esse tipo de ferramenta on-line. Entre em contato com nossa equipe e emita seu certificado digital com uma certificadora credenciada e autorizada para emitir e renovar certificados digitais no Brasil.

Acesse nosso site e saiba como funciona esse processo!

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