Como um site seguro pode ajudar o seu e-commerce na Black Friday 

Como um site seguro pode ajudar o seu e-commerce na Black Friday 

A sexta-feira mais esperada pelos empreendedores vem com a expectativa de alavancar o faturamento com a Black Friday. Para muitos, é o pico de vendas do ano. Espera-se uma movimentação de R$6,5 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCom). A cifra será 3,5% maior do que a de 2021, se confirmada. 

Mas deixar o bom desempenho apenas a cargo da data com maior movimentação no comércio eletrônico revela falta de profissionalismo. É como deixar “dinheiro na mesa”. Para chegar com o pé direito na Black Friday, é preciso antecipar algumas ações fundamentais. Uma delas é ter um site seguro.

Da credibilidade do e-commerce à segurança contra fraudes, proteção de dados da empresa e clientes, ter dispositivos para evitar riscos ajudam a vender e lucrar mais. O certificado digital SSL (Secure Sockets Layer) é um dos recursos que te aproxima desses objetivos. 

Fique com a gente até o final do texto para entender tudo e fature mais na Black Friday!

Confiança para os clientes

Ter confiança em uma loja ou em um vendedor é um dos fatores que influenciam na decisão de compra. Porém, uma pesquisa da Opinion Box mostrou que o nível de confiança nos sites é de apenas 55%. Apenas 48% se sentem seguros nos portais de e-commerces. A desconfiança aumenta nos aplicativos, caindo para 36%.  

Dessa forma, gestores e empreendedores do setor de e-commerce devem fazer tudo que estiver ao alcance para transmitir segurança aos consumidores on-line. O certificado SSL é um dos dispositivos essenciais nas lojas virtuais. Ele sinaliza que a navegação é segura para o internauta, com o padrão “https” ou um cadeado URL. 

Para sites sem o SSL, há um aviso bem destacado: navegação não segura. Nas tentativas de acesso em navegadores como o Chrome, uma tela sobre a falta de segurança no site aparece antes do portal. Essa mensagem é uma barreira para o cliente chegar até o e-commerce e elimina as chances de conversão de uma parcela dos consumidores. 

Seu site à frente das buscas 

Adotar o padrão https é um fator de ranqueamento do Google desde 2014. Na época, foi uma resposta a uma pesquisa da Pew Research Center, na qual 68% dos usuários consideravam as leis de proteção de dados insuficientes.  

Dessa forma, e-commerces com certificado de segurança saem na frente para as buscas. Traduzindo, se destacam em meio à concorrência acirrada da Black Friday e em todos os outros períodos. 

Ter visitas a partir de buscas no Google é um diferencial para as lojas virtuais. Além da credibilidade de estar nas primeiras posições, ajuda a diminuir os gastos com publicidade paga. Afinal, parte do tráfego virá das chamadas buscas orgânicas, em virtude de bom conteúdo, tecnologia e outros atributos do site, e não do investimento em Google Ads, anúncios em redes sociais ou similares. 

Pré-requisito para pagamento com cartão de crédito

Cartão de crédito é o preferido dos consumidores na Black Friday. Cerca de 63% dos clientes pagaram com esse método em 2021, segundo a All In. Mas só é possível integrar essa forma de pagamento se o site tiver o certificado SSL instalado. É uma exigência das operadoras. 

Em dia com a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que sites tenham o padrão https. Isso porque protege as informações dos clientes, parceiros (muito comuns em marketplaces) e da própria empresa. O desrespeito a essa lei pode gerar multa de até R$50 milhões. 

Além do transtorno, uma multa dispendiosa como essa afeta a lucratividade na Black Friday. Dessa forma, parte significativa do esforço para aumentar o faturamento pode ser perdida com a irregularidade. 

Métricas mais completas e confiáveis

Dados são fundamentais para traçar estratégias e entender se as ações foram bem-sucedidas depois. Porém, sem o certificado SLL, o e-commerce não conta com as métricas completas. O Google não contabiliza tráfego externo de sites sem o padrão https. 

Certificado digital SSL é aqui

A segurança e praticidade dos certificados digitais significam mais vendas, além de credibilidade. No e-commerce, ele é essencial. Para usufruir de todos os benefícios dessa ferramenta e cumprir obrigatoriedades, conte conosco na emissão e renovação do certificado SSL e de todos os outros.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *